Fotografia explicada, ensinada, aprendida...

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Capa de Veja - Photoshop e Conhecimentos de Fotografia


Sempre falo para meus alunos de Photoshop que para a pessoa desenvolver suas habilidades nesse software tem que aprimorar sua linguagem visual. Não basta saber operar o programa, deve conhecer os conceitos básicos envolvidos no estudo da Fotografia. Ora, PHOTOshop veio da FOTOgrafia. Se o cara se propõe a fazer uma intervenção FOTOgráfica, subentende-se que ele tenha conhecimentos técnicos (pelo menos básicos) dessa área.


CAPA DE VEJA DE 13 de Janeiro de 2010 - Edição 2147
Errou quem teve uma boa ideia, porém uma má execução. Errou em um princípio básico de iluminação: a sombra.
O imagemaker, ao fazer a montagem de um Pen Drive aproximando-se da entrada USB na testa do jovem, não observou o sentido da iluminação (e, consequentemente, da sombra formada) na fotografia do rapaz e escolheu justamente o 50% errado! A sombra do pen drive na testa do cara poderia ser projetada deslocada para a esquerda ou para a direita: escolheu o lado errado. Que azarado... Nota-se que ele não fez uma leitura da diração da luz na fotografia e, na hora do chute, ainda chutou errdado!


LEITURA DA ILUMINAÇÃO
O imagemaker deveria ter observado a posição da luz no rosto do rapaz segundo indícios presentes na imagem. Facilmente observamos dois:
  • o brilho de luz na íris indica o reflexo de onde o flash estava situado (à direita do fotógrafo);
  • a sombra resultante no rosto do rapaz revela a direção da mesma.
Os olhos são a janela da alma. Revelam de tudo, inclusive a iluminação utilizada pelo fotógrafo. Muitas vezes podemos perceber toda a iluminação que o fotógrafo utilizou simplesmente observando os reflexos constantes na íris do fotografado. Façam o teste. É bem legal! Ao analisarmos o brilho no lado esquerdo da íris do fotografado (à direita do fotógrafo/observador), sabemos que a sombra será formada no lado oposto, na face direita do fotografado (à esquerda do fotógrafo/observador).

Já com relação à sombra, podemos sempre fazer uma leitura da iluminação utilizada na fotografia por meio da observação de como a sombra está projetada na cena fotografada. Se a sombra está à direita, as demais sombras devem permanecer também à direita, pois o foco de luz que projeta a sombra é o mesmo. Sendo assim, se estamos vendo a sombra sendo projetada na face direita do rosto do fotografado (assim como em seu olho e na testa sob o cabelo), as demais sombras (a do pen drive na testa, por exemplo) deverão respeitar essa regra física, sendo projetadas também à direita na face do fotografado.

Não é a primeira vez que vejo grosserias dessas sendo cometidas em capas de Veja e outras revistas. O bom de elas ocorrerem é que nós sempre aprendemos com elas, não é mesmo?



Clique na imagem para aumentar

0 comentários:

Postar um comentário