Fotografia explicada, ensinada, aprendida...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Fotógrafo e Diretor de Arte desatentos - Contracapa do Brasília Em Dia

A Contracapa da Revista Brasília Em Dia veio com um anúncio de um shopping de Brasília. O tal Brasília Shopping é do grupo do Vice Governador do DF, o suspeito Paulo Octávio.

Pois é... não é só a imagem dele que anda ruim na praça não. O anúncio ao lado, feito pela Gabinete C, agência de publicidade daqui, peca em dois aspectos por parte do Diretor de Arte da agência e por um, por parte do Fotógrafo.

O Fotógrafo não foi atento: ao dirigir a modelo, deveria prestar atenação na mão da beldade. A posição da mão é um dos importantes aspectos que o fotógrafo deve dirigir, deve observar, deve corrigir.

No presente caso, a bela posicionou os dedos como em um aceno de "vai tomar..." naquele lugar.

Tal assunto, e sua importante relevância, é tratado em um livro muito bom, o qual farei apresentação melhor depois: "BOOK - Direção de Modelos para Fotógrafos", do Billy Pegram, editado no Brasil pela Editora PHOTOS (que está fazendo um belo trabalho de tradução de boas obras do ramo).

Os erros do Diretor de arte na agência de publicidade foi não perceber esse detalhe da mão e fazer um recorte malfeito do cabelo e no cotovelo (observem a deformidade do cotovelo com duas pontas) da moça ao aplicá-la ao fundo desejado. O recorte do cotovelo foi tosco. Não que o recorte de cabelo seja uma coisa fácil de se fazer; dá trabalho, mas vamos lá, né? Não é difícil também. Se quer fazer a fusão de imagens, aprenda afazê-la de forma satisfatória...

CLIQUE NA IMAGEM PARA VÊ-LA AMPLIADA

Erra o fotógrafo, erra a agência, sofre o cliente. Bem feito! Isso é bom para que o mercado comece a se comportar de forma a valorizar melhor os fotógrafos e os diretores de arte, que muitas vezes são a ponta fraca onde estoura a bomba.



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